ByTheFood
Autenticar Registar

Autenticação

Username
Password *

Criar conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome
Username
Password *
Verif. password *
Email *
Reescreva email *

Tripas à Moda do Porto

Esta é uma das lendas, mas mais existem.

Foi em plena época das Descobertas maritímas portuguesas (Sec XV) e em fase de construção da muralha fernandina que a fábrica de construção de navios foi transferida para o areal de Miragaia (atual Alfândega do Porto).

Segundo Fernão Lopes, este estaleiro naval tornou-se no maior do país e segundo a lenda , foi neste contexto que terão sido criadas as Tripas à Moda do Porto.

Segundo a história, o Infante D. Henrique veio ao Porto, em 1415, controlar o andamento dos trabalhos no estaleiro. "Consta que o Infante estava satisfeito, embora um pouco preocupado porque achava que os trabalhadores
conseguiriam fazer mais. Confidenciou ao Mestre Vaz que as embarcações serviriam para a conquista de Ceuta e, por isso, era preciso fazer um grande esforço."

O Mestre Vaz terá assegurado que os esforços seriam aumentados. Para tal, decidiu reunir os seus homens, que, por sua vez, falaram com os restantes habitantes da cidade e em conjunto, decidiram oferecer toda a carne da cidade aos marinheiros. Em terra, ficariam só com as sobras: as tripas.

Os  moradores da zona inventaram uma maneira de cozinhar as tripas e, com isso, ganharam a alcunha de tripeiros.