ByTheFood
Autenticar Registar

Autenticação

Username
Password *

Criar conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome
Username
Password *
Verif. password *
Email *
Reescreva email *

Ovos Moles

Os Ovos-moles são um doce regional tradicional da cidade de Aveiro. A sua origem remonta ao sec XV e deve muito a sua existência à politica de aproveitamento existente, na altura, nos conventos.

Havia o hábito, na época,  dos habitantes locais oferecerem galinhas às religiosas. Elas pegavam nos ovos e dividiam as claras da gemas. As claras eram, por vezes aquecidas e utilizadas para engomar as partes mais dificeis da roupa, como golas.

As gemas, não tinham qualquer utilidade e tinham um tempo de duração muito curto. Até que uma das freiras do Convento de Jesus, em Aveiro, lhes juntou açúcar e percebeu que, quanto mais açúcar juntasse, mais as gemas aguentavam sem se estragar, além de que as gemas com o açúcar davam um doce muito bom. Começava assim a história dos ovos-moles.

Quando acabaram por se extinguir os conventos, o fabrico dos Ovos-moles manteve-se graças às senhoras que tiveram o privilégio de serem educadas pelas freiras. Uma delas começou a trabalhar numa pastelaria muito antiga da cidade, a Costeira (que entretanto já fechou), e levou consigo a receita que é hoje um dos ex-líbris de Aveiro.