ByTheFood
Autenticar Registar

Autenticação

Username
Password *

Criar conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome
Username
Password *
Verif. password *
Email *
Reescreva email *

Alheira

A alheira é, sem dúvida, um dos enchidos com mais história em Portugal. O seu nome deve-se ao principal ingrediente com que é confecionada, o alho.

A alheira foi inventada na altura da Inquisição em Portugal, séc. XV, quando os judeus eram perseguidos e obrigados a converterem-se ao cristianismo.

Esta obrigatoriedade, levou a que os judeus, denominados de "novos cristãos", perante uma sociedade desconfiada e, numa época em que as pessoas tinhma por hábito pendurar os enchidos à porta para todo o ano, criassem um médodo para não abdicarem dos seus hábitos. Foi aqui que surgiu a alheira.

Para enganar os demais, os judeus penduravam as alheiras com ingredientes que não porco (vitela, coelho, peru, pato e por vezes até mesmo perdiz) porque os judeus não comem esta espécie e assim iludiam a Inquisição e os vizinhos de que já não praticavam religião judaica.

Aos poucos, este enchido foi-se disseminando pelo resto do país, e foi sendo adaptado aos gostos dos populares, que depressa lhe introduziram a carne e a gordura do porco.